Como se tornar um Piloto de Avião


Se tratando de uma profissão que exige muita responsabilidade por parte dos envolvidos, a formação de um Piloto de Aeronaves demanda grande dedicação por parte dos alunos.

O Aeroclube de Ponta Grossa possui todos os cursos e estrutura necessária para uma formação de qualidade de um piloto, desde o curso básico até a formação como instrutor de voo.

Confira abaixo todas as etapas necessárias para se tornar um piloto de aeronaves.








Piloto Privado


A formação do aviador tem início com o curso de Piloto Privado (PP), que é dividido em etapa de preparação teórica e etapa prática.

Na etapa teórica, que tem duração média de três meses, o aluno terá aulas de cinco disciplinas, sendo elas Teoria de Voo, Navegação Aérea, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos e Regulamento de Tráfego Aéreo.

Após concluir a etapa teórica, o aluno deverá prestar prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a chamada "Banca da ANAC". Além da prova, outra exigência para iniciar a etapa prática do curso é o aluno possuir o CMA - Certificado Médico Aeronáutico. O exame pode ser realizado em clínicas e após aprovação será publicado no sistema do aluno junto à ANAC.

O P-56C Paulistinha é um dos aviões que mais formou pilotos em todo o Brasil.

Após ser aprovado na prova teórica e ter seu CMA emitido, o aluno estará apto a iniciar as aulas práticas no avião de sua escolha. Esta etapa do curso demanda pelo menos 40 horas de voo, onde o aluno irá aprender todas as manobras de operação da aeronave, além de realizar missões de navegação e voos noturnos.

Nosso aluno Soares após voo solo de Piloto Privado. No Aeroclube de Ponta Grossa, o aluno sola de verdade!

Ao fim das missões o aluno é submetido à um voo de Check, onde será examinado por um checador credenciado pela ANAC. Sendo aprovado, recebe a carteira de Piloto privado de Avião.






Piloto Comercial Avião


Sendo a continuação do curso de Piloto Privado, o Piloto Comercial (PC) é a segunda etapa na formação de um piloto profissional de aeronaves.

Assim como no curso anterior, o aluno deverá realizar um curso teórico com duração aproximada de 4 meses, e posteriormente, prestar prova junto à ANAC. Para voar as horas práticas do PC, é necessário atualizar o Certificado Médico Aeronáutico. No PP, é utilizado o de 2ª Classe, sendo que para o PC é necessário o de 1ª Classe.

Sendo aprovado na etapa teórica e atualizando o CMA, o aluno está apto a iniciar a parte prática do curso. Serão necessárias em torno de 70h de voo visual, sendo que 50 destas deverão ser em missões de navegação.

O Cessna 152 é uma das aeronaves que mais formou pilotos em todo o mundo. O Aeroclube de Ponta Grossa conta com três em sua frota, além de várias outras aeronaves à disposição dos alunos.

O curso de Piloto por Instrumentos (IFR) é opcional e poderá ser realizado após concluir as horas visuais. Apesar de ser opcional, esta etapa é mais do que necessária para a formação do Piloto Profissional, uma vez que o conhecimento e a habilitação de voos por instrumentos garante operação segura mesmo com tempo e visibilidade ruim, uma exigência para futuros empregos. São necessárias cerca de 25 horas de instrução em simulador AATD e 20 horas de voo por instrumentos em nossa aeronave IFR.

Aluno recebendo instrução IFR em nosso simulador AATD. Tecnologia à serviço da formação de nossos aviadores!

Após concluir estas etapas o aluno estará com média de 140-150 horas de voo e será submetido à um voo de check. Sendo aprovado, receberá a carteira de Piloto Comercial de Aeronaves com habilitação para voos por instrumentos.

Nosso aluno Tom após voo de check do curso de Piloto Comercial.




Curso de Piloto Agrícola


Sendo uma das principais escolas à ministrar o Curso de Aviação Agrícola (CAVAG), o Aeroclube de Ponta Grossa é referência nesta etapa da formação, recebendo pilotos de todo o Brasil.

Para iniciar o curso, é necessário ter no mínimo 370 horas de voo, sendo necessárias pelo menos 200h em aeronaves monomotoras. É importante o aluno ter experiência em aeronaves convencionais, uma vez que todos os voos do curso serão realizados nesse tipo de avião.

Embraer Ipanema 201 do Aeroclube de Ponta Grossa.

O Aeroclube de Ponta Grossa conta com quatro aeronaves para a formação do Piloto Agrícola. O Piper PA-18 e o Aeroboero AB180 são utilizados na etapa de instrução básica, sendo que o Embraer 201 Ipanema e o Piper Pawnee são utilizados para a formação avançada.

1ª Turma de CAVAG do ano de 2019 no Aeroclube de Ponta Grossa.

Para receber informações sobre as próximas turmas do CAVAG, orçamentos e demais informações, por gentileza, entre em contato com Telles através do telefone (42) 99817-5517.

Piper Pawnee do Aeroclube de Ponta Grossa.

Ao se matricular em nosso curso, o aluno recebe acesso gratuito ao alojamento e macacão de voo. Almoço e jantar também estão inclusos no pacote.

Decole sua carreira profissional. Venha voar no Aeroclube de Ponta Grossa!




Curso de Instrutor de Voo


O curso de Instrutor de Voo de Avião (INVA) tem como objetivo a formação de novos instrutores práticos para escolas de pilotagem, sendo visto pelo aluno como a promeira oportunidade de trabalho na aviação. Atuando como instrutor, o piloto acumula experiência necessária para ingressar nos demais segmentos da aviação.

O curso possui etapa teórica e prática, ambas oferecidas pelo Aeroclube de Ponta Grossa. É necessário ser portador das habilitações de PP e PC IFR iniciar a formação de Instrutor de Voo.

Aluno do curso de INVA recebe instruções antes de mais um voo.

Após curso teórico e aprovação em prova da ANAC, o aluno pode iniciar o curso prático, que tem duração média de 25 horas e voo para quem já possui experiência na aeronave escolhida ou 28 horas de voo para novos equipamentos. Além de aprender a administrar o voo sob as mais diversas condições, o aluno recebe instrução de como repassar os conhecimentos aprendidos em toda sua formação aos novos alunos.

Como nas etapas anteriores, o aluno é submetido à um voo de check, onde irá demonstrar todo o preparo obtido durante o curso. Após a aprovação, o aluno recebe a carteira de Instrutor de Voo de Avião e está devidamente preparado para ministrar aulas práticas de voo.

Nosso aluno Sidney Cremon após voo de check no curso de Instrutor de Voo de Avião. Satisfação por mais uma etapa vencida!