Curso para piloto Agrícola


O Aeroclube de Ponta Grossa é uma das principais escolas a oferecer o Curso de Aviação Agrícola (CAVAG) e é referência nessa etapa de formação, atraindo pilotos de todo o Brasil.

Para ingressar no curso, é necessário possuir no mínimo 370 horas de voo, com pelo menos 200 horas em aeronaves monomotoras. É importante que o aluno tenha experiência em aeronaves convencionais, pois todos os voos do curso serão realizados nesse tipo de avião. Esses requisitos garantem uma base sólida de habilidades para o treinamento na aviação agrícola.

Contamos com quatro aeronaves para a formação do Piloto Agrícola. O Piper PA-18, Aeroboero 180 e o American Champion Citábria são utilizados na etapa de instrução básica , já o Embraer Ipanema 201, 201A, Piper Pawnee PA-25-235 são utilizados para a formação avançada.


Breve história da Aviação agrícola


No mundo: Em 1911 Alfred Zimmermann recebeu a patente por usar aviões para aplicações de defensivos em lavouras nos arredores da cidade de Berlim na Alemanha, já em 1923 foi criada a primeira empresa de aviação agrícola, Daland Airolanes Dusters, atualmente chama da DELTA air lines.

No Brasil: já no Brasil, no ano de 1947 uma infestação de gafanhotos deixavam um rastro de destruição sobre as lavouras no Rio grande do sul, então em 19 de agosto na cidade de Pelotas Rs o piloto Clóvis Candiota e o chefe do ministério da Agricultura, Leôncio Fontellles, realizaram um voo de pulverização sobre uma nuvem de gafanhotos, obtiveram um gigantesco sucesso no combate, ficou então estabelecida através do decreto 97.669/89 como sendo o “DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO BRASIL.


AGRICULTURA


A agricultura, atividade essa que garante alimentação e que movimenta a economia do mundo segue em grande expansão, e com ela ferramentas que otimizam o tempo e aumentam a produtividade são cada vez mais necessárias devido à quantidade de áreas de plantio em expansão, entre essas ferramentas estão os aviões agrícolas, com sua eficiência e precisão realizam um trabalho de combate às pragas, adubação em lavouras e florestas, condensação de nuvens, povoamento de rios e lagos, combate a incêndios, controle de vetores urbanos entre outras atividades, tornando assim o avião como um meio eficiente junto a nossa agricultura, números nos mostram essa expansão, no ano de 2023 contamos com 60 novas aeronaves Air Tractor entregues para seus operadores e 65 novas Aeronaves IPANEMA 203 da Embraer, para o ano de 2024 a expectativa de mais 120 novas aeronaves entregues em nosso país.


A PROFISSÃO PILOTO AGRÍCOLA


Ser piloto agrícola vai muito além de acionar, carregar e decolar uma aeronave agrícola, a atividade exige uma proatividade muito grande do pessoal envolvido, e principalmente do comandante da aeronave, um bom planejamento operacional em solo garante uma Operação segura e a qualidade da aplicação, por isso a formação desse profissional precisa ser bem avaliada, tanto no aspecto da capacidade psicológica quanto da capacidade técnica desse futuro profissional da aviação agrícola.


No aeroclube de Ponta grossa os candidatos podem contar com uma ótima condição das aeronaves, com manutenção própria, ótima estrutura de alojamentos, espaço para estudos com computadores que podem se utilizados pelos alunos, uma ampla sala de aula com recursos audiovisuais, restaurante próprio e profissionais qualificados para a instrução.


O curso de aviação agrícola cavag.


CAVAG


Requisitos: Possuir no mínimo 370 horas de voo, sendo 100 horas em comando e 200 horas em avião, podendo ser utilizadas horas de planador, helicóptero e aeronaves experimentais cadastraras junto a Anac para completar esses mínimos, precisa possuir habilitação monomotor válida, e o Certificado médico aeronáutico (CMA) válido, dentro do curso o aluno passará por um treinamento por meio de aulas teóricas e práticas, na parte teórica ele vai aprender sobre tudo que envolve a aviação agrícola e agricultura, aulas essas ministradas pelo professor Wellington, com mais de 40 anos de experiência no assunto.

A parte prática é dividida em 2 fases básica e avançada.

Básica: Aluno voará as seguintes aeronaves
Aeroboero 180
American champion Citábria
Piper PA 18
Onde será feita a avaliação do aluno e o treinamento inicial com uso de DGPS simulando uma aplicação nas áreas de instrução, após o aluno voa solo até a próxima fase.


Avançada: Já na fase avançada o treinamento será realizado nas seguintes aeronaves:
EMBRAER IPANEMA 201
IPANEMA 201 A
PIPER PAWNEE PA 25-235
Onde o aluno segue todas as missões previstas no curso, entre elas, voos carregados para realização da calibração da aeronave e execução de áreas com uso de DGPS
Total do curso são 32 horas de voo
Para o treinamento com DGPS os alunos utilizam o:
SAT LOC lite 1
SAT LOC M3
TRAVICAR SKYMAP
Com impressões e análises através do perfectfly das áreas aplicadas no curso para treinamento dos alunos.



No Aeroclube Ponta Grossa, estamos empolgados em anunciar que estamos oferecendo cursos de aviação no próximo ano! 🎓👨‍✈️


Confira os detalhes e embarque nessa jornada emocionante! 🗓️

Turmas:
30/01 - Primeira Turma
19/03 - Segunda Turma
07/05 - Terceira Turma
02/07 - Quarta Turma
02/09 - Quinta Turma
29/10 - Sexta Turma


Instagram:

@aeroclubedepontagrossa

aeroclubedepontagrossa.com.br


Contatos:

Walisson: 62 99911-8586
Secretaria: 42 98883-8042


Galeria de Fotos

Confira abaixo nossa galeria de fotos da área agrícola!