Cursos oferecidos pelo Aeroclube


Para se tornar um Piloto Profissional de Aeronaves é necessário muita dedicação. A profissão exige responsabilidade e competência em todas as atividades desempenhadas pelo piloto.

O Aeroclube de Ponta Grossa possuí todos os cursos necessários para quem deseja se tornar um Piloto Profissional de Aeronaves.

1 Passo - PPA Piloto Privado Avião

O curso de Piloto Privado Avião é o primeiro passo para quem deseja se tornar um Piloto Profissional de aeronaves, é divido em: teórico e prático.

O curso teórico de Piloto Privado Avião tem duração de 3 meses com 5 disciplinas: Teoria de voo, Navegação Aérea, Meteorologia, Conhecimentos  técnicos e Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Após o curso teórico é necessário a experiência prática em aeronave de 40 horas. As horas podem ser realizadas em diversas aeronaves tendo em vista um melhor aprendizado do aluno.

Após a conclusão das horas o aluno é submetido ao cheque, onde demonstra suas habilidades a um checador credenciado ANAC.

Após o cheque o aluno poderá voar em aeronave privada sem fins comerciais.

2° Passo - PCA Piloto Comercial Avião

O Curso de Piloto Comercial de Avião é o segundo passo. Após o curso de Piloto Privado Avião, os interessados poderão estar realizando o curso de Piloto Comercial Avião. O curso de Piloto Comercial Avião é dividido em: teórico e prático.

O curso teórico de Piloto Comercial Avião tem duração de 3 meses com 5 disciplinas: Teoria de voo, Navegação Aérea, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos e Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Após o curso teórico é necessário a experiência prática em aeronave de 110 horas totalizando 150 horas totais em aeronave. As horas podem ser realizadas em diversas aeronaves tendo em vista um melhor aprendizado do aluno.

Neste curso são ministradas horas de voo por instrumentos onde o aluno obtém a experiência necessária para realizar voos em diferentes condições meteorológicas.

Após a conclusão das horas o aluno é submetido ao cheque, onde demonstra suas habilidades a um checador credenciado ANAC.

Aprovado no cheque o aluno está apto a desempenhar funções de pilotagem como piloto profissional. 




Instrutores de voo


O Curso de Formação de Instrutor de Voo de Avião tem como principal objetivo a formação de novos instrutores práticos da escola. O Curso é visto pelo aluno-piloto como a primeira oportunidade de trabalho na área da aviação. Através deste curso, o aluno acumula experiência exigida para ingressar na aviação comercial como piloto de linha aérea, por exemplo.

O Curso consiste em duas etapas, teóricas e práticas oferecidas pela nossa escola. Basta o aluno ser portador das habilitações de Piloto Privado e Piloto Comercial de Aeronaves.

O curso prático tem duração mínima de 21.5 horas para quem já possuí experiência no equipamento voado. Para os que desejam iniciar a instrução em outro equipamento são necessárias 28 horas.

Além das horas os alunos são submetido a cheque com examinador credenciado de 1.5 horas, onde demonstram o preparo obtido durante o curso.

Após o cheque os alunos estão devidamente preparados para ministrarem aulas práticas de voo.





Piloto Agrícola


O curso de Aviação Agrícola consiste em curso teórico e prático. Após a conclusão dos curso de Piloto Privado e Piloto Comercial e o piloto comprovando o numero mínimo de experiência, o mesmo já esta apto a ingressar no curso de aviação agrícola.

O curso baseia-se em 3 etapas:

1° etapa: o aluno realiza curso teórico, no qual o aluno realiza em 1 semana.

2° etapa: o aluno realiza pratica de voo, aluno-instrutor, em aeronaves convencionais para aperfeiçoamento no curso.

3° etapa: o aluno realiza voos em aeronaves agrícola, diversas missões necessárias para aprender tudo sobre o voo agrícola.





Piloto Comercial Avião


O Aeroclube dispoe e curso teórico e prático para a obtenção das licenças e habilitações de Piloto Comercial Avião.

O Curso teórico de Piloto Comercial consiste em 3 (três) meses de curso teórico com aulas ministradas de segunda a sextas-feiras. São estudadas 5 (cinco) matérias no decorrer dos três meses de curso, essas matérias são ministradas por instrutores com formação profissional de pilotagem.

Neste curso os alunos já aprendem a rotina diária em matérias especificas para alunos que tem o desejo em tornar-se piloto profissional de aeronaves.

Para obtenção da Habilitação de Piloto Comercial de Aeronaves é necessário o estudante realizar um total de 150 horas práticas de voo. Durante o curso o aluno recebe todas as informações e experiência necessária. Após a conclusão do curso o aluno se torna apto a ser um Piloto Comercial.





Piloto Privado Avião


O Aeroclube oferece cursos teóricos e práticos.

1° Passo para se tornar um piloto

O Curso teórico de Piloto Privado tem duração de 3 (três) meses de curso, com aulas ministradas de segunda a sextas-feiras. São lecionadas 5 (cinco) matérias no decorrer dos três meses de curso, as matérias são ministradas por instrutores com formação profissional de pilotagem.

2° Passo para se tornar um piloto

Além do curso teórico são necessárias 40 horas de voo prático em aeronave, para obter a 1° habilitação do piloto, estas 40 horas qualificarão o aluno para voar sozinho, obedecendo todas regras de voo. Neste curso são ministradas diversas manobras onde o aluno saberá como se comportar em qualquer situação de voo.